SHI HONG ACUPUNTURA

A Acupuntura

Medicina chinesa

A prática da medicina chinesa é uma das mais antigas do mundo, existindo há mais de 5.000 anos, para ela os indivíduos são vistos como um todo, o corpo e seus órgãos são regidos pelos polos opostos Yin e Yang, que correspondem a energia vital positiva e negativa. O tratamento consiste em reequilibrar as energias através da acupuntura, ervas chinesas, massagem, dieta alimentar e exercícios.


Acupuntura

A acupuntura consiste numa das possibilidades de tratamento da medicina tradicional chinesa, e foi reconhecida no Brasil como especialidade médica em 1995.

O tratamento através da acupuntura visa equilibrar as energias, estimulando os pontos Qi, e faz isso colocando agulhas nos meridianos, assim os pontos estimulados permitem que a energia corra normalmente por estes, recuperando o estado de saúde do organismo tanto local quando global.

acupuntura1


As dores e a acupuntura

A maioria dos casos em que o paciente procura a acupuntura são devido ás dores, que podem se dividir em dor cutânea e miofáscial, músculo e nervosa, tendão e osso, em vasos sanguíneos e nos órgãos ,cada tipo da dor tem um tratamento especifico.

Na teoria da medicina chinesa diz que pode melhorar as obstruções dos meridianos e restaurar as funções do organismo,e o alivio de dores agudas e crônicas.o mecanismo de ação da acupuntura na analgesia em resumo é que a entrada da agulha na pele causa uma microinflamação que através do sistema nervos aciona a produção natural dos opióides endógenos, ao mesmo tempo que haverá o bloqueio da propagação dos estímulos dolorosos e diminuição da tensão dos tecidos(pele,fáscia, tendão,nervo,músculo,e osso)

A técnica da acupuntura recente conta com oitos técnicas de mínima invasão: 1.Liberação (para tratar os problemas de fáscia, músculo,tendão) 2.Redução de tensão (síndrome do encarceramento do nervo cutâneo,dores,dormência e sentidos anormais) 3.Descompressão (os problemas de bursite, tendinites e sinovites ) 4.Técnica de correção (Paralisia cerebral, Hálux valgo , Escoliose ) 5.Técnica de separação (cicatriz, separar entre a pele, fáscia e nervo) 6.Dissecação (Artrite reumatoide, Espondilite anquilosante, Aderências traumáticas conjuntas) 7.Técnica de toque da agulha (pele, fáscia, músculo, tendão, sistema nervoso autônomo, nervo espinhal, efeito local e global), 8.estimulação (variações de doenças com relação a coluna, sistema respiratório, circulação, digestivo, urinário, reprodução, nervoso, endócrino e esportiva)


Quais as doenças tratadas pela acupuntura?

De acordo com a organização mundial de saúde cerca de 300 doenças são tratáveis pela acupuntura.

Sistema neurológico: cefaleias, enxaqueca, neuralgia de trigêmeo, paralisia facial subsequente de AVC, tontura, neuropatias periféricas, sequelas da paralisia infantil, neuralgia intercostal, herpes zoster.

Sistema locomotor: problemas de coluna (cervical, torácica, lombar, sacroilíaca), artrite reumatoide, artrose, tendinite, bursite, dor ciática, torção, fibromialgia.

Sistema circulatório e respiratório: palpitação, hipertenção, resfriado, amigdalite, faringite, sinusite, rinite, asma, bronquite.

Sistema digestivo: gastrite, hiperacidez gástrica, refluxo, colite, constipação, diarreia, intestino hiperativo, cólica estomacal e intestinal, cólica vesicular, diabetes, obesidade.

Sistema urinário e reprodutor: cólica menstrual, sintomas da menopausa, colaboração para In vitro fertilization (IVF) , disfunção da bexiga, enurese noturna.

Outros: ansiedade, estress, depressção, síndrome do pânico, insônia, apetite compulsivo, dermatite, eczema tópico, dores associados com câncer, mal-estar provocado pela quimioterapia e radioterapia.


Como é uma sessão de acupuntura?

Na primeira consulta o diagnóstico é feito tanto na visão da medicina ocidental quanto da medicina chinesa. Os pontos são selecionados pelo teoria da acupuntura e exame de palpação. O tratamento utiliza agulha, que são inseridas nos pontos, podendo ser retiradas logo em seguida ou deixadas no local em media de 20 a 40 minutos. A sensação da agulha é de leve choque ou queimação, entretanto quanto menos saudável estiver, mais sentirá a espetada.


Qual a duração e frequência do tratamento?

A duração e a frequência dependem do diagnóstico e tempo de evolução da doença, normalmente quanto mais recente a patologia, mais rápido será o resultado.


Acupuntura é um tratamento seguro?

Desde que realizada por um médico/terapeuta capacitado, a acupuntura é um procedimento seguro e desprovido de efeitos colaterais. Reações adversas na acupuntura estão em geral associadas a má formação de quem pratica. É importante ter em mente que embora a acupuntura esteja livre das dependências dos efeitos colaterais associados ao uso dos medicamentos, ela constitui de um procedimento invasivo e que exige conhecimentos de anatomia, fisiologia e, sobretudo, clinica médica.

A elaboração de um diagnóstico (inclusive diferencial), o estabelecimento de prognóstico e a instituição do tratamento adequado, são fatores imprescindíveis para evitar o simples mascaramento de sinais e sintomas, com todas as consequências negativas que isso possa acarretar. É importante o paciente manter seu médico informado sobre os medicamento de que faz uso, se está ou suspeita estar grávida, ou se usa marca passo, prótese ou implantes cosméticos.


Acupuntura pode ser associada a outros tratamentos?

Não há contra indicação na utilização da acupuntura associada a outros tratamentos sejam eles alopáticos, psicoterápico, fisioterápico, pilates, RPG, homeopático, fitoterápico ou massoterapia. Estes geralmente são beneficiados pelo sua associação com a acupuntura, neste caso pode ocorrer desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos até a redução das doses dos remédios utilizados.


O tratamento com a acupuntura possui efeitos colaterais?

Alguns pacientes podem se sentir relaxados após a sessão. Em certos casos pode haver a piora dos sintomas, que geralmente é seguida pela melhoria da condição do paciente.

Pontos muito sensíveis podem se tornar dolorosos caso sejam manipulados excessivamente, porém com o tempo tendem a melhorar.


Existem outras técnicas de acupuntura?

Sim, os pontos de acupuntura podem ser estimulados por pressão, calor ou eletricidade, de modo que, procedimentos tradicionais, como as ventosas, as massagens e a moxabustão, ou modernos, como a estimulação dos pontos com raio laser, podem ser usados na pratica da medicina tradicional chinesa.

Existem também outras técnicas que fazem parte da acupuntura tais como: auriculoterapia, crânio-acupuntura, quiro-acupuntura e agulhamento seco(dry needing), cada uma tem sua vantagem em alguns problemas.